Blog

Como fazer gestão de tempo?

Somos nós que assumimos compromissos e os distribuímos em nossa agenda diária.
Ninguém é obrigado a se comprometer, mas feito isso é obrigado a cumprir. Em outras palavras.. o plantio é livre e a colheita é obrigatória!

Todos temos as mesmas 24 horas, então você se pergunta: como algumas pessoas produzem tanto com resultados de sucesso e ainda são bem humoradas?

Aqui estão alguns passos de sua disciplina diária:

1. Tenha clareza da sua rotina diária
O primeiro passo é o planejamento. Sem ele, você corre o risco de não cumprir com tarefas ou mudar o caminho sem perceber.
Busque sempre utilizar uma agenda para anotar seus afazeres. Quando se planeja, há maiores chances de aumentar a sua produtividade e conquistar os resultados esperados.
Liste todas as atividades que precisam ser cumpridas. Coloque os seus afazeres de uma forma que fique fácil visualizar e classificar. Para ajudar, use cores e símbolos.

2. Identifique o que é importante
24 horas podem parecer pouco tempo para fazermos tudo o que desejamos.
Por isso, o grande segredo é priorizar. Classifique as tarefas por ordem de importância com foco em seu objetivo principal.

3. Busque as causas das urgências
Saiba quando algo deve ser considerado importante ou urgente. Se algum processo é necessário para conseguir avançar no projeto, talvez você deva dar prioridade a ele, principalmente se não for tão fácil de ser feito.

4. Delegue tarefas
Tarefas urgentes, mas pouco importantes, podem ser delegadas. Afinal, ninguém dá conta de tudo sozinho.
Peça apoio aos colegas, aos líderes e aos seus subordinados sempre que houver necessidade.

5. Eliminar o desnecessário
Reveja todos os processos constantemente para sempre eliminar etapas desnecessárias.
Simplifique o que puder e elimine o que pode ser eliminado.

6. Fuja da procrastinação
Evite as distrações como redes sociais, mensagens no celular, séries de tv e interações com outras pessoas em momentos inapropriados.
Estabeleça horários para trabalhar mantendo o foco e fixe horários para descansar.

7. Faça um trabalho por vez
Quem tenta fazer tudo ao mesmo tempo acaba não fazendo nada.
Priorize tarefas e faça uma por vez. Se preferir, divida cada uma em pequenas partes, mas continue a fazer uma parte por vez. Isso pode fazer com que você evite sofrer com a exaustão e a frustração causadas pela sobrecarga.

Precisa de ajuda profissional para te guiar na organização do seu trabalho? Agende sua sessão clicando aqui! E bora lá!

Compartilhe essa matéria

Rolar para cima

Contato