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ACONTECE COM VOCÊ?

QUANDO VOCÊ FALA E O OUTRO NÃO TE ENTENDE?

Talvez você viva com a impressão de que fala uma língua desconhecida com certas pessoas. Sabe quando você diz o que pensa e sente e a outra pessoa reage como se você não tivesse falado nada ou, pior, como se tivesse dito exatamente o contrário? É óbvio que uma relação onde a comunicação é tão distorcida se torna tensa, difícil, cheia de conflitos e frustrações.

A questão é: você pensa que está falando com clareza, de forma objetiva e direta, mas na prática, o que mostra é que não está… Ou, por alguma razão, a outra pessoa não está conseguindo entender ou aceitar o que você diz, seus valores e seus desejos. E, na maioria das vezes, pode ser que ela nem se dê conta de que está agindo assim. Mas pode ser que ela se dê conta, sim. E continue te ignorando, pois muito mais do que imaginamos, pessoas têm dificuldades em enfrentar incômodos em uma conversa adulta e fazem de tudo para evitá-la.

A pergunta que fica é:
O que será que você pode fazer para ser compreendida? Não estou falando de ser obedecida, pois a ideia aqui é tratar de relações onde as duas pessoas sejam ouvidas, compreendidas e respeitadas. Então, como ser ouvida e respeitada?

Se você se sente assim ou conhece alguém que se sente assim, repare: quando uma pessoa não é ouvida e respeitada pela outra, é muito provável que nem ela esteja conseguindo se ouvir e se respeitar. Ela fala, mas não age firme de acordo com o que fala. Ela cobra do outro um comportamento que não consegue ter. Ela espera que o outro lhe dê o que nem ela mesma consegue se dar.

Quando uma pessoa fala e a outra não entende, existem algumas dicas que podem ajudar a resolver a situação. Aqui estão algumas sugestões:

1- Peça para a pessoa repetir: Se você não entendeu o que a pessoa disse, a maneira mais simples é pedir educadamente para ela repetir o que disse. Às vezes, a comunicação pode ser prejudicada por ruídos ambientais, pronúncia inadequada ou fala rápida.

2- Peça para a pessoa falar devagar: Se a pessoa estiver falando muito rápido, você pode solicitar que ela fale mais devagar. Isso pode permitir que você acompanhe melhor o que está sendo dito e compreenda com mais clareza.

3- Peça esclarecimentos: Se você não entendeu uma palavra específica ou uma parte da frase, peça à pessoa para explicar ou fornecer mais detalhes sobre o assunto. Dessa forma, você terá uma melhor compreensão do que está sendo dito.

4- Faça perguntas: Se você está tendo dificuldade em compreender o contexto geral do que está sendo dito, faça perguntas relevantes para obter mais informações. Isso pode ajudar a pessoa a explicar de uma maneira diferente ou fornecer exemplos para facilitar a compreensão.

5- Confirme sua compreensão: Às vezes, é útil repetir ou parafrasear o que você entendeu e pedir à pessoa para confirmar se você captou corretamente a mensagem. Isso pode evitar mal-entendidos e ajudar a melhorar a comunicação.

6- Não imagine o que está sendo dito, não complete a frase que não foi terminada de falar, essa é a maior cilada para criar confusão. E evite achar o que se quiz dizer, mas na realidade não foi falado.

7- Use a linguagem corporal: Além das palavras, a comunicação também envolve a linguagem corporal. Observe a expressão facial, os gestos e outras pistas não verbais para tentar entender o que a pessoa está transmitindo.

8- Seja paciente e tolerante: Nem sempre é fácil entender o que os outros estão dizendo, especialmente se houver barreiras linguísticas ou culturais. Mantenha a calma, seja paciente e esteja disposto a se esforçar para entender. A comunicação eficaz requer esforço de ambas as partes.

Lembre-se de que a comunicação é um processo bidirecional e é responsabilidade tanto do falante quanto do ouvinte garantir que a mensagem seja transmitida e compreendida corretamente.

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